Não existe crise no mercado de marcas exclusivas. A indústria de luxo é uma das mais lucrativas no mundo e a previsão é que alcance a marca de 1,4 trilhão de Euros (7,8 Trilhões de reais) em vendas mundialmente. Já em 2023, a previsão é que o mercado de luxo no Brasil movimente cerca de 29 bilhões de reais.
Um dos fatores que levaram para esse crescimento, é que as gerações atuais têm consumido itens de luxo cada vez mais cedo em relação as outras gerações. Além do mais, o mercado de luxo está bem mais preparado para lidar com crises econômicas, já que sua base de consumidores são pessoas que focam na exclusividade e estão dispostos a pagar o preço por isso.
Para saber o que as marcas exclusivas têm em comum e por que continuam crescendo todos os anos, leia essa matéria que a Desapeguei By Dani Theo preparou para você.
EXCLUSIVIDADE É A CHAVE!
Você deve pensar que é o alto valor de um produto que o torna exclusivo, porém nem sempre. Quando mais escasso, mais exclusivo, mais valioso será. Os consumidores de itens de luxo procuram sempre por algo único e especial. Não é à toa que algumas marcas na indústria da moda de luxo produzem itens que são vendidas apenas em alguns países da Europa ou fabricado um número limitado de peças para todo o mundo.
PREÇO X VALOR
A exclusividade e a quantidade afetam os quão únicos são os itens de luxo. A Mão de obra, designers renomados, grifes de luxo, tudo vai influenciar na hora da precificação. A exclusividade se dá por meio de edições limitadas, numeração, preço, distribuição. Em torno de um trabalho de divulgação focado na escassez e na urgência em adquirir esses itens.
É preciso dinheiro para acessar esse mercado? Sem dúvidas. É um mercado que oferece experiência e vendem um estilo de vida para uma pequena fatia da população. Afinal, preço e valor, embora possam ser confundidos, são conceitos diferentes. Preço é a quantia paga pelo cliente e valor é o benefício proporcionado pelo produto.
Quando o foco do cliente se torna o valor que o produto tem para ele, o preço deixa de ser o principal fator na decisão em adquirir um item de luxo. Lembre-se: marcas são lembranças na cabeça de um consumidor. E na tomada de decisão, o preço não é capaz de impedir que um aficionado por itens de luxo desista da sua compra.
Como a moda influencia no mercado de luxo
A forma como você se veste expressa quem você é ou gostaria de ser. No mercado de luxo, a moda é um setor que tem relevância no mundo inteiro. Afinal, a moda é um comportamento social que aproxima as pessoas com os mesmos gostos. Além de unir pessoas que possuem o mesmo poder aquisitivo.
As marcas de luxo são uma das maiores inspirações para estilistas e designers de grifes. Essas marcas desenvolvem conceitos que inspiram centenas de pessoas e estão sempre a frente quando o assunto é criatividade e inovação. É um dos motivos para as grifes estarem sempre em alta no mundo todo.
Por isso é interessante observar que as marcas mais famosas no mundo são aquelas que souberam se manter conectadas à sua essência. Os grandes nomes da moda nasceram na Europa, o berço da moda, e suas marcas seguem presentes no mercado de luxo e com imagem e credibilidade sólidas mesmo depois de mais de 100 anos. E souberam se manter próximas aos consumidores por meio da sua essência.
Em muitas marcas, os fundadores faleceram a décadas. Mas suas essências seguem vivas no mundo todo mesmo passando por transformações ao longo dos anos. A maioria das marcas possuem designers renomados, que aumentam o valor e senso de urgência em obter itens assinados por eles. Elas souberam acompanhar a evolução do mercado de luxo e na indústria da moda. Mantendo a sua fama preservada na cabeça dos consumidores.
Mas afinal, é possível ter exclusividade comprando em brechós de luxo? E a resposta é sim! Os desapegos exclusivos também podem ser de segunda mão. É um pouco mais difícil, pois muitas pessoas não querem abrir mão dessa “exclusividade”. Já outras, pensam no lucro que podem ter em revender essas peças, as vezes por preços muito superiores aos pagos a princípio.
No Desapeguei By Dani Theo, defendemos a ideia de que reutilizar peças de luxo pode ser um ótimo negócio, tanto para quem vende quanto para quem compra.
Trabalhamos com as melhores marcas do mundo e defendemos a ideia que a moda pode ser luxuosa e sustentável ao mesmo tempo.
Conheça nossos produtos e venha fazer parte do consumo consciente.